Palestrantes

Me. Ephim Shluger, que ministrará a Palestra Magna, é formado em Arquitetura e Urbanismo, pela UFRJ e mestre em Desenho Urbano pela Harvard School of Design. Presidiu o Instituto de Planejamento do Rio de Janeiro (IPLANRIO). Em Palmas, iniciou sua atuação em junho de 2015 como Secretário Extraordinário de Implementação de Projetos Especiais e em 2016 assumiu o Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup) da qual preside até o momento.

               Profª. Dra. Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo, que ministrará a oficina de Cidades Inclusivas no eixo de Acessibilidade, é licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Tem especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. É mestre e doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Atualmente é professora adjunta da Área de Educação Especial da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Atua como coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica – NAIA da Unifesspa desde o ano de 2014.

               Prof. Me. Thiago Alan Guedes Sabino, que ministrará a oficina de Racionalização da Ocupação Tendo Como Base a Capacidade de Suporte Urbano no eixo de Estruturação Urbana, é bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Pará – UFPA no ano de 2011. Mestre em Planejamento do Desenvolvimento, com ênfase em planejamento urbano e regional e desenvolvimento urbano pelo Núcleo de Altos Estudos da Amazônia da NAEA/ UFPA. Atualmente é professor do curso de Geografia da Universidade do Sul e Sudeste do Pará – Unifesspa.

               Drª. Noemi Leão, que ministrará a oficina de Implementação de Políticas de Arborização no Planejamento Urbano no eixo de Meio Ambiente e Cidadania, possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Rural da Amazônia no ano de 1978. Possui mestrado em Ciências Florestais, pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz pela Universidade de São Paulo ESALQ/USP. Concluiu o Doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade Rural da Amazônia – UFRA. Atualmente é pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA, exercendo suas atividades na Embrapa Amazônia Oriental em Belém do Pará.

              Drª. Mirtes Emilia Almeida Manaças, que ministrará a oficina de Identificação e Manutenção do Patrimônio Histórico, Cultural e Simbólico no eixo Cultural, possui graduação e mestrado em História com pesquisas voltadas para as comunidades indígenas no sul e sudeste paraense. É doutoranda em História Social da Amazônia e vem se dedicando desde o mestrado a conhecer e compreender as relações de gênero dentro das comunidades indígenas em que pesquisa.

              Ramon Cabral, que ministrará a oficina de Identificação e Manutenção do Patrimônio Histórico, Cultural e Simbólico no eixo Cultural, é cientista social e atua na Fundação Casa da Cultura de Marabá, desenvolvendo atividades na área de Educação Patrimonial, coordenou o setor de Etnologia do Projeto Memória da Fundação Casa da Cultura de Marabá, dedicando-se a estudar a cultura material e imaterial de Marabá.

              Marlon Prado, que ministrará a oficina de Identificação e Manutenção do Patrimônio Histórico, Cultural e Simbólico no eixo Cultural, é arqueólogo e atua na Fundação Casa da Cultura de Marabá, desenvolvendo atividades na área da arqueologia pré-colonial, estudando os povos da Tradição Arqueológica Tupi-Guarani.

              Me. Aline Correia, que ministrará a palestra O Papel do Conselheiro na Gestão Política Urbana Municipal, possui graduação em Direito pela Universidade da Amazônia (1992). É Mestra em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA, em Marabá, Pará. É especialista em Direito Administrativo, em Docência do Ensino Superior e em Gestão Educacional. Possui MBA em Gestão Empresarial Estratégica pela Universidade de São Paulo (USP). É Integrante do Banco Nacional de Avaliadores (BASIs) do INEP/MEC e tem experiência na docência superior, com ênfase em Direito Constitucional, Administrativo e Tributário.